Qual o papel do contador no compliance contábil? Entenda!

últimos

Qual o papel do contador no compliance contábil? Entenda!

Todos os negócios dependem da relação entre o compliance e a contabilidade empresarial. No entanto, qual o papel do contador no compliance?

Na prática, a ação desse profissional está condicionada a fatores normativos, ou seja, regular normas técnicas, leis e padrões éticos que regem os mais diferentes setores.

Vale destacar que esse é um conceito que vai muito além da qualidade dos processos operacionais e das suas entregas, o sucesso empresarial também está conectado a respeitar os princípios éticos e exigências feitas pela governança corporativa. 

E como resposta para esse cenário, o papel do contador no compliance contábil ganha destaque e uma importância muito impactante. 

Dada a importância desse tema, quer saber porque ultimamente se ouve tanto falar em compliance? Neste artigo vamos explorar de forma detalhada, sobre as principais vertentes e importância para as companhias. Continue a leitura!

O que é compliance contábil? 

O termo compliance advindo do inglês ‘comply’, significa atuar em conformidade. Quando abordamos esse conceito, estamos falando sobre compliance contábil, ou seja, um conjunto de regras e diretrizes definidas por instituições reguladoras. 

Atualmente, falar em compliance é, sem dúvida, discutir sobre um dos pilares dos negócios de sucesso. O principal objetivo é garantir a segurança e transparência dos processos relacionados a um setor, no caso o da contabilidade. 

Dentro desse cenário, é sempre bom reforçar que esse departamento merece uma atenção redobrada, pois, é sobre lidar com o dinheiro das empresas e suas principais obrigações governamentais, de teor tributário e fiscal.

De forma geral, as diretrizes do compliance são divididas em três categorias: 

  • Gestão de processos

Para o aumento de qualidade e eficiência no gerenciamento das informações, a gestão de processo é uma das bases para reduzir desconformidades com as regras que moderam a ação da empresa. Na prática, é uma forma de organizar as atividades do negócio com foco em criar metodologias capazes de otimizar rotinas de forma eficiente e transparente. 

  • Governança corporativa 

Esse conceito é conectado com as políticas e estruturas gerenciais internas, ou seja, é uma ação voltada à fiscalização e à condução do negócio de maneira ética, responsável e estratégica. O ideal da governança corporativa é criar suporte base para garantir que todas as decisões do negócio sejam pautadas nesses valores. 

  • Prevenção de processos

Essa gestão adota uma postura com forte apelo na prevenção de problemas internos e na sua otimização, como, por exemplo: a auditoria contábil. Além disso, essa estratégia garante o cumprimento das obrigações fiscais sejam realizadas sempre prezando pela clareza das informações.

Compliance e contabilidade: como funciona e quais as oportunidades

Há uma preocupação crescente nas empresas em qualificar os controles internos, garantindo um bom fluxo no andamento das atividades corporativas, de forma coerente e em conformidade com a lei, objetivo que demanda muita atenção e esforço.

Em suma, os agentes que  participam das operações e escriturações tem uma parcela colaborativa para cada ação e de formas diferentes, contribuindo para um processo global de coerência e respeito a princípios.

Nesse contexto, é fundamental compreender a amplitude do compliance e quais setores esse conceito se faz mais importante, promovendo melhorias internas e externas, além de dar suporte para gerar oportunidades de otimização, como: 

  • Aumento da eficiência

Desde o cumprimento das obrigações até a preocupação com o registro e armazenamento de informações, o compliance estimula muito mais eficiência no dia a dia das atividades relacionadas aos serviços contábeis.

Com processos organizados e conforme os padrões aplicados no mercado, os riscos reduzem significativamente, o que é positivamente benéfico  no que diz respeito à regularidade e à competitividade de mercado. 

  • Redução dos desvios de recursos

Questões como fraudes e desvios de recursos são um dos obstáculos mais comuns quando a contabilidade não conta com profissionais qualificados. Em muitos casos, a falta de organização e planejamento tributário, bem como a ausência de uma rotina de auditoria abre margem para esses problemas.

Em contrapartida, o compliance é e prega uma visão pautada na transparência e na lei anticorrupção, de modo que todas as movimentações da gestão contábil estejam documentadas corretamente, facilitando a identificação de desvios e outras irregularidades.

  • Aumento da credibilidade

O investimento em compliance é uma ação muito bem recomendada no mercado. Essa credibilidade está relacionada ao papel do contador no compliance contábil que atua diretamente no combate à corrupção. 

Além disso, o tema ganhou ainda mais notoriedade, pois está associado à percepção de credibilidade e profissionalismo sobre um empreendimento. Nesse sentido, a solução é considerada um importante diferencial competitivo na hora de angariar recursos e crescer no mercado. 

Na sua opinião, se você fosse um investidor quais são os pontos e diferenciais que você exige para escolher onde aplicar o seu capital? Credibilidade? Eficiência? Transparência? O compliance contábil oferece todo esse ecossistema de benefícios e oportunidades. 

Qual o papel do contador no compliance contábil?

O compliance contábil ganha destaque por promover oportunidades e benefícios que realmente impactam companhias e seus investimentos. 

Um dos conjuntos de disciplina mais importantes do compliance contábil é a análise dos riscos para o negócio, visando estabelecer o que pode ameaçar os resultados e implementar ações. 

Outro fator predominante no papel do contador é o processo de gestão, através do fluxo de caixa, do controle, dos tributos, das receitas, despesas e dos investimentos, resultando em mais domínio das informações nos processos decisórios.

Isso significa também que esse profissional assume uma grande responsabilidade, tendo que usar pontualmente as ferramentas gerenciais modernas, bem como garantir movimentações transparentes da relação com clientes. Ação fundamental para agir de acordo com as determinações governamentais e reduzir qualquer efeito negativo. 

Conte com a Treinar Prime

Quer saber mais sobre o papel do contador no compliance contábil? 

Oferecemos um ecossistema educacional completo para a área de contabilidade, com a possibilidade dos cursos serem realizados online, dentre os quais estão os cursos livres, técnicos, palestras e eventos.

Faça a diferença no mercado contábil.

Acesse o site e confira as opções de cursos e valores.

© 2023 Treinar News – Todos os direitos reservados