A atuação do compliance e contabilidade é definido como um conjunto de normas que levam ao cumprimento de dispositivos legais, que atuam como um conceito abrangendo as instituições financeiras no âmbito jurídico.

Na prática, todos os negócios dependem da relação entre o compliance e contabilidade empresarial, pois são ações condicionadas a fatores normativos, ou seja, ao cumprimento de obrigações das normas técnicas, leis e padrões que regem os mais diferentes setores. 

Nesse contexto, empresas e instituições se mantêm em conformidade com diretrizes estabelecidas por órgãos reguladores, governança corporativa e padrões como a certificação ISO (International Organization for Standardization, que significa em português “Organização Internacional de Normalização”) e as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).

Quer saber mais sobre o compliance contábil? Aproveite esse artigo para se informar mais sobre como funciona e as principais vantagens. Preparamos este conteúdo com o objetivo de tirar suas dúvidas e para que você potencialize a performance da sua contabilidade. 

Qual a importância do compliance na contabilidade?

Adotar o compliance contábil é uma ação que agrega diversas vantagens à uma empresa. Desde identificar possíveis riscos ao negócio, como também auxiliar na criação de soluções para reduzir a ocorrência de fraudes, aprimorar a tomada de decisão e aumentar a credibilidade da organização.

Além disso, implementar esse modelo de trabalho é extremamente importante quando falamos de comprometimento. Investir nesse serviço é promover o alinhamento de todo o setor contábil e também da empresa toda.

Desse modo, os profissionais atuam a fim de que essas leis sejam corretamente interpretadas e executadas rigorosamente. As principais ações são:

A importância do compliance na contabilidade está ligada a agir conforme as determinações governamentais, não só evita sanções e penalidades, bem como tem um papel fundamental para toda empresa usufruir corretamente do controle de processos, ações organizacionais e gestão de recursos.

Compliance e contabilidade: saiba como funciona

Não existe empresa minimamente organizada hoje que não se preocupe com o compliance na contabilidade. Seja em maior ou menor escala, esse serviço se faz necessário para ter qualquer procedimento bem estabelecido, assim evitando que erros aconteçam. 

A área contábil é um setor central para muitos processos corporativos, seja para definir status de bom ou mau funcionamento, como também em ações de compra, venda, administrativo, gestão de fornecedores, financeiro, entre outros.

A gestão de riscos é a etapa para identificar as raízes dos problemas, bem como encontrar  formas de solucioná-las. Na área fiscal, esse processo é feito para gerir riscos, diagnosticar fraquezas e atuar visando de fortalecê-las. 

A governança corporativa é a ação que cria os conhecidos checks and balances (pesos e contrapesos) de gestão, ou seja, ou seja, essa área mapeia conflitos de interesse e cria soluções, tais como comitês de auditoria, por exemplo. 

A organização de processos é o panorama que define rotinas e metodologias que estabelecem a qualidade e a eficiência nas informações. Essa etapa funciona para minimizar os erros e desconformidade com as regras internas e externas.

Todavia, o sucesso empresarial também está condicionado a fatores normativos, o que destaca ainda mais a importância do compliance e contabilidade no mercado corporativo. 

Como implementar o compliance contábil na sua empresa?Adotar o compliance contábil é uma medida em que é necessário investir em ações que promovam o alinhamento de todo o setor contábil, além da empresa como um todo.Por ser um conceito ligado à otimização operacional, a implantação do departamento de compliance contábil pode ser feita da seguinte forma:

Conte com a Treinar Prime 

Quer implementar o compliance contábil? A Treinar Prime é a resposta!

Se a meta do seu negócio é alcançar uma formação de qualidade, com temas dinâmicos e atualizados sobre compliance e contabilidade, a Treinar Prime é o caminho.

Disponibilizamos cursos com preços que cabem no bolso, prontos para ajudar você a ter um setor de compliance e contabilidade bem estruturado e que segue a norma ISO 19600:2014, dedicada exclusivamente a essa especialidade. 

Quer saber mais? A Treinar Prime oferece as soluções educacionais para a área de contabilidade, com: cursos livres, técnicos, palestras, eventos e muito mais. 

Acesse o site e confira as opções de cursos e valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *